A “Rodada do Bacurau”, que, em retorno, vai ao ar todos os dias, de segunda a domingo, a partir das 21h00, através do Sistema de Repetidoras da ECRA (Escola e Casa de Radioamadores), 147.390 MHZ Dup (+), sob o comando do Radioamador Brandão, PY7RBR, de Gravata=PE, é uma homenagem, em vida, ao Radioamador Chico Chaves, PR7AZU, Campina Grande-PB (O matuto de Bonito de Santa Fé-PB), e uma homenagem póstuma ao Radioamador Paulo Dias, de Goiana/PE. Ambos Chico Chaves e Paulo Dias, foram os criadores, no passado, da referida Rodada, que na época, era um verdadeiro sucesso, nãi deixando de também ser assim, nos dias de hoje.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Esse texto foi publicado em um grupo de radioamadores no Facebook no dia 19 de janeiro de 2015

Amigos Radioamadores... Enviem o e-mail para ANATEL nos endereços abaixo listados...

Elaborei um texto pedido um estudo e viabilidade técnica para homologação de produtos voltados ao radioamadorismo da década de 90, conforme a lista abaixo.

Eu peço a gentileza de todos em tentarmos viabilizar a homologação deste equipamentos junto ANATEL, pois muitos de nós radioamadores possuímos estes equipamentos ou até mesmo amigos que tenham. Fiquem à-vontade em mudar o texto, pois meu conhecimento técnico e escrita não são tão bons assim...

joao.rezende@anatel.gov.br – Presidente

- jarbas@anatel.gov.br – Conselheiro

- igor@anatel.gov.br – Conselheiro

- marcelobechara@anatel.gov.br – Conselheiro

- rodrigo.zerbone@anatel.gov.br – Conselheiro

- marildam@anatel.gov.br - Superintendente-Executivo

- victor.cravo@anatel.gov.br - Procurador-Geral

- angelicalima@anatel.gov.br - Assessoria Técnica

- lucianamaia@anatel.gov.br - Assessoria Técnica

- lenis@anatel.gov.br - Assessoria Técnica

- henriquegabriel@anatel.gov.br – Corregedor

- mauryoliveira@anatel.gov.br - Auditor Interno

- rfcec@anatel.gov.br - Setor de certificação

- rcd@anatel.gov.br - Acesso da sociedade no espaço destinado àsreuniões do Conselho Diretor

- certificacao@anatel.gov.br - Setor de certificação

Boa tarde,

Prezados Senhores (as);

Presidente, Assessores, Conselheiros, Diretores e Gerentes da Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL

Venho através desta, pedir vistas para o estudo e viabilidade técnica para homologação de produtos voltados ao radioamadorismo da década de 90. Hoje estima se, que tenhamos milhares destes equipamentos de radioamadorismo sem homologação no Brasil, só por conta de não existir o FCC ID e CE, nestes equipamentos, e a ANATEL tem este conhecimento.

Entendemos que podemos emitir a declaração de conformidade afirmando que os equipamentos atendem todos os requisitos técnicos conforme a lista de rádios homologados no sistema da ANATEL, pois nós como radioamadores somos responsáveis por nossas transmissões, e respondemos legalmente por isso.

Além de que muitos radioamadores podem usar seus equipamentos de radiocomunicação para salvar vidas, e nós radioamadores brasileiros não queremos ficar sem a devida homologação de nossos equipamentos, ou até mesmo operar nossos equipamentos sem estar homologados.

Temos conhecimento e a ANATEL também, que é inviável a apresentar os relatórios de ensaios por laboratórios credencias junto a ANATEL, devido ao alto custo, pois somos radioamadores e hobbystas, diferentemente das empresas que faturam milhões, e que podem diluir este custo junto aos seus produtos finais!

Compreendemos também que os rádios mais antigos, até as safras de 31/12/1982, foram “anistiados” pela relação da Portaria 301/82 do antigo Ministério das Comunicações, porém alguns equipamentos não entraram nesta lista, vou citar alguns por marcas e modelos:

ICOM

IC-725, IC-728, IC-731, IC-735, IC737, IC-738, IC-741, IC-745, IC-750, IC-751, IC-760, IC-761, IC-765, IC-775, IC-780 e IC-781

Kenwood

TS-440, TS-940, TS-50, TS-450, TS-850, "TS-950 já homologado", TS-570D, TS-870

YAESU

FT-747, FT-757 GX, FT-757 GX II, FT-840, FT-890, FT-890

Ten-Tec

Corsair II, Delta, Jupiter, Omni D, Omni V, Omni VI, Omni VI Plus, Orion, Orion II, Paragon, Pegasus

Todos os equipamentos listados acima, foram fabricados na década de 90, trata-se então de equipamentos com mais de 25 anos, porém estes equipamentos atendem as mesmas características de rádios já homologados junto ao sistema da ANATEL, (TX: 10 a 160 metros e RX: 0.1 a 30 MHz, e com potencia de 100W), porém sem o FCC ID e CE, emitidos por seus fabricantes. E devido falta do cerificado, esta agencia não nos possibilita a homologação sem envolver terceiros, consequentemente inviabiliza todo o processo de homologação devido ao custo elevadíssimo, pois teríamos que certificar nossos equipamento em laboratórios credenciados, e para nós radioamadores é inviável tal procedimento.

Só com o arrecadação destes valores (R$200 por cada equipamento homologado), haveria uma possibilidade de arrecadar alguns milhões de reais junto ANATEL.

Baseado no que foi explicitado acima, pedimos à gentileza que avaliem esta demanda, pois nós radioamadores queremos estar em dia com estas questões legais junto a ANATEL, e ao nosso país!

Atenciosamente

Radioamador...

Ricardo De Paula

Grupo Radioamadorismo Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário